Capital de Giro, o que é e como otimizar?

Capital de Giro é o recurso que faz a empresa funcionar, é o valor que a empresa precisa ter para que realizar suas atividades, isto é, pagamento dos fornecedores, manutenção dos estoques, vendas a prazo, pagamento dos salários etc.  


De forma sintética podemos dizer que o capital de giro é o que resta se subtrairmos do dinheiro disponível na empresa o valor necessário para quitar suas dívidas, tanto despesas fixas quanto qualquer outro tipo de gasto.

O controle adequado do caixa da empresa ajudará a:

MAS COMO OTIMIZAR O CAPITAL DE GIRO DA EMPRESA?

Negocie com seus fornecedores
Não é agradável dizer isso, mas lembre-se que é sempre interessante considerar que as contas que você tem a receber podem sofrer atrasos ou inadimplência. O resultado disso é que você também acaba atrasando os seus pagamentos aos fornecedores.

Por esse motivo, sempre tente negociar prazos mais extensos do que os de seus clientes, para evitar multas e juros em suas contas.

Parcele suas compras
Da mesma forma que muitos de seus clientes optarão pelo parcelamento, considere também o pagamento parcelado de suas compras, mesmo que haja dinheiro em caixa para comprar à vista – desde que essa operação não signifique pagamento de juros.

Dessa maneira, você não compromete o capital de giro com despesas de curto e médio prazo, podendo aproveitar o dinheiro em caixa para pagar as contas que não podem ser parceladas.

Venda à vista
Eu sei que em muitos casos você vai precisar dar prazo para seus clientes e oferecer opções de parcelamento, mas faça o possível para vender à vista. Uma solução para garantir que o cliente escolha esse tipo de pagamento é oferecer descontos financeiros para quem pagar à vista – que podem ser economicamente justificados, ou seja, o valor já está incluído no preço.

Crie regras
Na maioria das empresas, as decisões referentes ao capital de giro costumam ser repetitivas. Sabendo disso, crie uma lista de ações que facilitem a tomada de decisões, de modo que apenas o que for listado poderá utilizar esse recurso, o que evita surpresas desagradáveis decorrentes de situações arriscadas.

Busque melhoria nos processos
Os custos de produção e os prazos de fabricação de produtos impactam diretamente no caixa e capital de giro da empresa. Busque eficiência máxima nos processos de produção, sempre visando prazos menores e menos recursos investidos.

Mas tome cuidado para que isso não afete a qualidade dos produtos ou a satisfação dos colaboradores, para que o resultado não seja justamente o oposto.

Priorize vendas rápidas
Geralmente as empresas possuem aquele produto que é seu carro-chefe, ou seja, que gera receita de maneira mais rápida que outros. A dica, então, é investir nos esforços para destacar os itens que saem mais rapidamente, o que aumenta o capital de giro.

Conheça bem seu fluxo de caixa
Essa é uma dica valiosa, pois, ao observar o fluxo de caixa, é possível perceber possíveis falhas e identificar por que não está sobrando dinheiro ou que tipo de despesa pode ser reduzida ou cortada.

Busque trabalhar com um fluxo de caixa projetado, que significa uma projeção adequada do fluxo de pagamentos e recebimentos futuros, de modo a obter maior disciplina financeira e menos riscos.