Mesmo com a empresa sem movimento preciso de Contador ?

Muitos empresários acham que quando não há faturamento pela empresa não precisam de Contador, pois acreditam que como não há movimentação não há obrigações a serem cumpridas. Então muitos optam por simplesmente abandonar as suas empresas, mas para o fisco essas empresas não estão fechadas, elas são consideradas inativas ou sem movimento e continuam tendo obrigações fiscais. 

E EMPRESAS INATIVAS ou SEM MOVIMENTO continuam sendo obrigadas a cumprirem as suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, para não receber punições, cito alguns exemplos:

  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
  • Escriturações fiscais.
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).  
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Dessa forma deixar uma empresa inativa ou sem movimento gera pendências que geram multas e Quem deixar uma empresa inativa gerando impostos e não quitar eles, pode acabar recebendo punições piores que as Multas.

E para voltar às atividades ou para encerrar definitivamente a empresa, será necessário colocar todas as obrigações em dia, como o pagamento de impostos e a entrega de declarações. 

É importante estar regular, seja com assuntos pessoais ou com toda a burocracia de uma empresa. Deixar as suas obrigações para depois só piora a sua situação, pague todos os seus impostos e cumpra suas obrigações, mesmo que a sua empresa esteja inativa OU sem movimento, evite problemas

Antes de uma empresa encerrar as suas atividades ela deve pagar tudo que deve, dívidas trabalhistas, impostos, tudo. Deixar uma empresa inativa acumulando dívidas é uma péssima ideia. Isso pode gerar a suspensão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos proprietários e até mesmo a cobrança das dívidas da empresa diretamente dos sócios.

Como encerrar uma empresa inativa

Para o proprietário de uma empresa inativa não continuar recebendo multas e evitar o aumento das suas dívidas com juros gigantescos, é importante fechar a empresa, para ela não continuar aumentando as suas contas.

Antes de dar baixa na empresa será preciso quitar as dívidas e verificar toda a documentação necessária, verificar as declarações, regularizar a baixa dos funcionários e realizar diversas outras verificações que podem ser complexas.

Será preciso conferir possíveis débitos trabalhistas e previdenciários, emitir uma Certidão Negativa por meio do portal da Receita, verificar o FGTS dos seus funcionários (Fundo de Garantia por Tempo de serviço) no site da Caixa Econômica, e caso você esteja devendo algo, será necessário pagar antes do fechamento total da empresa.

Além da Certidão Negativa no poder Federal, será preciso verificar no âmbito estadual se existem pendências como declarações, ou tributos a serem pagos. E no município, onde a sua empresa reside, você vai ter que verificar se existem débitos referentes ao IPTU ou alguma outra taxa.  

Então, fale com a BIOS Gestão para ajudarmos você a realizar o fechamento da sua empresa e acabar de vez com os seus problemas.